A crioterapia consiste na aplicação de frio com objetivos terapêuticos, através do arrefecimento dos tecidos corporais.
O frio pode ser aplicado localmente ou em todo o corpo (tronco e membros). Existem vários métodos de aplicação: localizada, que utiliza gelo, massagem com gelo, spray frio, compressa de gel frio, compressas frias químicas, toalha fria, ar frio, aparelhos de compressão com arrefecimento, ligaduras frias, entre outros. Se a aplicação for corporal, pode envolver imersão em água fria, imersão em gelo picado, câmara de frio, entre outros.

A crioterapia pode ser utilizada em diversas áreas de tratamento como a Fisioterapia, Estética e Beleza, Bem-estar, Melhoria no Rendimento, Prevenção de queda do cabelo, Cirurgias, Veterinária, Desporto (tratamento de lesões e melhoria do rendimento) e muitos outras.

Aplicação Estática ou Dinâmica

A aplicação localizada de frio pode ser estática ou dinâmica e pode ser associada a outras técnicas de reabilitação, como a massagem (com gelo), alongamento músculo-tendinoso ou pressoterapia.

Benefícios da Crioterapia

O arrefecimento dos tecidos tem vários efeitos biológicos benéficos:
  O frio provoca vasoconstrição, o que limita a perfusão de sangue nos tecidos e assim o aparecimento do edema e hemorragia.
  A diminuição da temperatura leva também à redução do metabolismo celular, minimizando a destruição que ocorre após a lesão.
  A aplicação de frio tem ainda efeitos analgésicos, ativando fibras que vão bloquear a transmissão da dor, através do aumento do limiar de estimulação dos recetores álgicos periféricos e diminuindo a velocidade da transmissão nervosa.

Contra-indicações da Crioterapia
Está contraindicado o uso de crioterapia em zonas com alterações da circulação sanguínea (isquemia), da sensibilidade ou em feridas abertas. Em atletas com hipersensibilidade ao frio, com fenómeno de Raynaud ou com patologia cardiovascular descompensada deve-se também evitar a aplicação de frio.

A crioterapia é uma modalidade de tratamento útil, de fácil acesso e baixo custo, sem efeitos secundários negativos quando cumpridas as medidas de segurança. Estão apenas descritos raros casos de reação alérgica ao frio.

O TruCryo™ é um sistema inovador para Crioterapia que junta o Frio e a Pressão obtendo-se resultados fantásticos nas mais diversas áreas.

A Crioterapia Explicada por Luca D

Uma visão geral da Crioterapia (Crioestimulação):
» As Formas de Crioterapia
» As Formas de Crioestimulação
» Os processos
» Banhos de gelo vs. Crioestimulação
» Crioterapia localizada
» Crioterapia Parcial do Corpo (Cryosauna)

Vídeo original de Luca D:
» Instagram: https://www.instagram.com/lucadorigo